NOTÍCIA


Crédito: Concha y Toro

Nicolas Ruiz (brand manager de Gran Reserva no Chile), Mauricio Cordero (CEO da VCT no Brasil), Nelson Berto (brand manager de Gran Reserva no Brasil), Giuliana Agnelli (do marketing da VCT Brasil) e Marcio Ramírez (enólogo de Gran Reserva).

O QUE BEBER - QUE VALE A PENA

Nomenclatura do Chile e linha Gran Reserva da Concha y Toro


CHILE - POR REGIS GEHLEN OLIVEIRA - Vamos começar com a inversão do título, pelos rótulos da linha Gran Reserva da vinícola chilena
Concha y Toro. Entre os lançamentos de safras recentes estão um branco de Sauvignon Blanc, e dois tintos de Cabernet Sauvignon e Carménère, do Valle de Colchagua.

O
Sauvignon Blanc 2021 é excelente. Transmite frescor, grande acidez, profundidade de boca e mineralidade (apesar de que está na moda dizer hoje que essa palavra tão usada no jargão do vinho não seria correta). É uma delícia, e vale muito o preço de venda sugerido pouco acima dos 100 reais. Atribuímos a ele 91 pontos, e o selo de preço-qualidade.

O
Cabernet Sauvignon 2019 é bem redondo, sem traços vegetais, agradável, provavelmente planejado para ser apreciado de forma mais descontraída, sem toda a potência de muitos Cabernet do Chile. Avaliamos em 88 pontos.

O
Carménère 2019 é dirigido a quem gosta de Carménère. Mantém a pegada menos seca do estilo da uva e os seus aromas típicos. Nossa pontuação é 87.

Voltando à primeira parte do título, a nomenclatura Gran Reserva para a Concha y Toro está relacionada com a natureza, sustentabilidade e a certificação da empresa com o selo B Corp, de impacto ambiental. É louvável a iniciativa da empresa nesse sentido, e todo o seu marketing para isso.

Seria de esperar que Gran Reserva fosse usada para os vinhos ícones, porém no Chile o marketing de indução do consumidor a outros raciocínios toma à frente. Existe o Reservado, que nada tem de reservado, e outras nomenclaturas completamente diferentes para uma e outra vinícola. A nosso ver, confunde o consumidor para a melhor apreciação dos vinhos de um país que a cada dia vem produzindo linhas melhores.


Regis Gehlen Oliveira é editor do Vinho&Cia


Mais...
ComentarTirar
Dúvida
Seguir
Por
E-Mail
Ver
Mais
Notícias
Ver
Produtos
e Livros

PUBLICAÇÃO DE 3 DE AGOSTO DE 2022


Ver mais notícias


Compartilhar

Tags  o que beber, que vale a pena, vinícola concha y toro, chile, , chile, linha gran reserva da concha y toro, nicolas ruiz, brand manager de gran reserva no chile, mauricio cordero, nelson berto, giuliana agnelli, marcio ramírez


Pesquisar no Vinho&Cia

Seguir o Vinho&Cia nas redes sociais

    

  © ConVisão | Desde 1991