NOTÍCIA


Crédito: Jeferson Soldi / ABE- Associação Brasileira de Enologia

Divulgação

PARA ENTENDER - ACONTECE

A representatividade da Safra 2021 começa a ser avaliada


BENTO GONÇALVES - Depois de um grupo de 13 enólogos da
Associação Brasileira de Enologia (ABE) terem percorrido os estados da Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, para coletar as 411 amostras inscritas por 53 vinícolas, agora chegou a hora da análise sensorial, de 14 a 17 de setembro, no Centro Empresarial de Bento Gonçalves. Nesses quatro dias, a degustação de seleção será feita por 72 enólogos convocados pela entidade.

Divididos em oito grupos, os enólogos farão a análise sensorial seguindo normas internacionais estabelecidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), mais importante instituição do setor no mundo. “Tivemos amostras que percorreram mais de 3 mil quilômetros até chegar em Bento Gonçalves, num minucioso trabalho de coleta que segue um rígido processo com garrafas sem rótulo, vedadas com rolha no local e embaladas em uma caixa padrão da ABE”, destaca o presidente da ABE, enólogo André Gasperin. Cada amostra tem um código de identificação conforme ficha de inscrição. No momento da degustação de seleção, cada enólogo só recebe um número.

A maior degustação de vinhos de uma safra do mundo segue o formato online lançado em 2020, na ‘Safra das Safras’, depois do sucesso obtido com o expressivo alcance, envolvendo apreciadores de 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal. É o maior evento do vinho brasileiro, responsável por promover a qualidade, evolução e identidade da produção nacional.

O resultado da degustação de seleção feita pelos 72 enólogos será apresentado ao vivo pelo canal da ABE no Youtube no dia 6 de novembro. O kit das 16 garrafas de 187 ml, criado no ano passado, conquistou o público e neste ano, o formato se repete. Mas para isso, é preciso esperar até o dia 28 de setembro para adquirir os kits, que neste ano terá três em vez de duas taças personalizadas.

A venda será através do site www.enologia.org.br
Quem nunca participou da Avaliação pode acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=X7tshQ7iCTg e assistir a edição anterior.


Mais...
ComentarTirar
Dúvida
Seguir
Por
E-Mail
Ver
Mais
Notícias
Ver
Produtos
e Livros

PUBLICAÇÃO DE 15 DE SETEMBRO DE 2021


Ver mais notícias


Compartilhar

Tags  para entender, acontece, abe, bento gonçalves, rs, brasil, safra 2021, avaliação de vinhos


Pesquisar no Vinho&Cia

Seguir o Vinho&Cia nas redes sociais

    

  © ConVisão | Desde 1991