NOTÍCIA


Crédito: Marcello Casal Jr/Ag Brasil

Imagem ilustrativa

O QUE BEBER - QUE VALE A PENA

Especialista dá dica de harmonização de vinhos com os três pratos mais pedidos no delivery


BRASIL - O vinho certo para harmonizar com os pratos que fazem mais sucesso nos aplicativos de entrega, dá um toque especial aos seus pedidos.

Segundo a especialista e educadora em vinhos,
Andreia Berthault, também fundadora da escola de vinhos online Red Submarine, que oferece cursos para todos os níveis de conhecimento (do iniciante ao avançado), além de experiências únicas que podem ser vivenciadas na forma de workshops online ou presenciais, existem muitas técnicas de harmonização e infinitas possibilidades. "O que não se pode esquecer é que - além das considerações técnicas, é importante considerar também as preferências pessoais do consumidor. Acima de tudo, deve haver uma preocupação em proporcionar uma experiência agradável", ressalta a especialista, que dá dica de combinações ideais de vinhos para os 3 pratos que fazem mais sucesso nos aplicativos de delivery.

Culinária Japonesa
Prato: Combinado de sushi
As grandes estrelas dos combinados de sushi são os peixes crus. Eles trazem sabores delicados e frescos que, normalmente, são complementados com um toque salino de molho shoyo. O vinho perfeito para acompanhar o combinado deve ser seco, delicado e leve (caso contrário, os sabores do vinho irão se sobrepor aos sabores do prato) e com níveis muito baixos de taninos (a combinação de peixes com taninos pode deixar um gosto metálico no paladar).
São excelentes opções, os vinhos feitos com as uvas Sauvignon Blanc, Alvarinho, Pinot Grigio, etc, bem como espumantes brut ou nature. Se você fizer questão de um vinho tinto, prefira tintos leves e com poucos taninos, por exemplo, os Pinot Noir.

Culinária Italiana
Prato: Spaghetti ao sugo
O Spaghetti ao sugo tem sabores mais intensos, peso médio (por conta da pouca quantidade de gordura) e uma acidez afiada que vem do molho de tomate. O vinho ideal aqui deve ser seco, com boa intensidade de aromas e corpo médio (para não haver sobreposição entre vinho e prato), bem como - e mais importante de tudo - com uma acidez muito alta, já que, se faltar acidez no vinho, a acidez do prato vai fazê-lo parecer sem graça.
Vinhos italianos tintos, em geral, são excelentes pedidas. Destacamos os vinhos produzidos na região da Toscana com a uva Sangiovese, bem como os produzidos na região do Piemonte com a uva Barbera. Se a preferência for por um vinho branco, os vinhos da Chardonnay serão uma boa opção.

Comidas rápidas
Prato: Hamburger
De todos os pratos, o hamburger provavelmente é o #1 na lista dos mais pedidos em delivery. Eles são oferecidos nas mais variadas combinações de ingredientes, mas, para essa harmonização, vamos considerar sua versão tradicional de pão, carne, queijo mozzarella, alface, tomate com molho ketchup.
A carne e o queijo, que são os ingredientes principais do hamburger, conferem bastante gordura ao prato. Isso pede um vinho com mais estrutura, ou seja, com níveis consideráveis de taninos e acidez, caso contrário, o vinho não vai conseguir fazer frente ao peso do prato na boca. Além disso, o molho ketchup é levemente adocicado e, portanto, combina muito bem com vinhos secos que possuem aromas e sabores de frutas mais maduras. Aos nossos sentidos, esses aromas e sabores deixam uma sensação de "doçura", mesmo que o vinho seja seco no paladar.
Neste caso, as melhores opções são os vinhos feitos das uvas Primitivo (chamada de Zinfandel, nos Estados Unidos), Cabernet Sauvignon e Syrah, uma vez que eles têm todas as características listadas acima.

O Red Submarine é uma escola digital de vinhos com o propósito de oferecer uma imersão no mundo dos vinhos de uma forma descontraída e jovial, mas sem perder a técnica. A fundadora, Andreia Berthault, criou a plataforma com a intenção de criar uma comunidade de pessoas que acreditam que o vinho é para todos e que estão ansiosas para aprender e compartilhar conhecimentos no tema.

https://www.redsubmarine.com.br/
@redsubmarine no Instagram e Youtube_


Mais...
ComentarTirar
Dúvida
Seguir
Por
E-Mail
Ver
Mais
Notícias
Ver
Produtos
e Livros

PUBLICAÇÃO DE 1 DE SETEMBRO DE 2021


Ver mais notícias


Compartilhar

Tags  o que beber, que vale a pena, nb comunicação, brasil, br, brasil


Pesquisar no Vinho&Cia

Seguir o Vinho&Cia nas redes sociais

    

  © ConVisão | Desde 1991