NOTÍCIA


Crédito: Divino Guia

Sede da Bodegas Bleda no Valle de Omblancas, Jumilla, Murcia, na Espanha

PROGRAMÃO - DEGUSTAÇÃO

Bodegas Bleda


SÃO PAULO - POR ÁLVARO CÉZAR GALVÃO -
Bodegas Bleda, vinhos espanhóis de Jumilla, são importados pela Wine Lovers. Para mostrar um pouco desta bodega, um jantar com o produtor Antonio Bleda foi marcado no Restaurante Fuentes.

A Bodegas Bleda, uma empresa familiar com origem no ano de 1915, está situada no Valle de Omblancas-Jumilla-Espanha e tem topografia com altitude ao redor dos 600m para seus 250 ha de uvas plantadas. Vendem muita uva e fazem vinhos. Quem conduziu a degustação dos vinhos na ocasião foi seu General Manager Antonio J. Bleda.

Crédito: Divino Guia

Imagem ilustrativa


A degustação com alguns dos vinhos aconteceu um pouco antes do jantar, com vinhos onde o Pino Doncel Sauvignon Blanc me chamou muito a atenção. Rótulo lindo, vinho fresco, mineral e cítrico tanto no olfato quanto em boca. Varietal de Sauvignon Blanc, mostra sua tipicidade, para mim, no cítrico amargo como da Lima.
Ótimo para a gastronomia onde imperem frutos do mar, saladas, queijos de massa mole, carnes brancas.

Outro da linha Pino Doncel que me atraiu foi o Black, corte de Monastrell, Syrah e Petit Verdot. As uvas do corte foram fermentadas separadamente, depois passam por mescla de barricas francesas e americanas. Mentolado no olfato, frutas maduras e especiarias se mostram no olfato e em boca. Vinho interessante por ter este corte não tão usual, mas que tem equilíbrio, mantendo o frescor e bons taninos. Ótimo para harmonizações com carnes vermelhas, queijos maturados, pratos mais especiados.

Pino Doncel Vintage, chamado de jovem por não passar em barricas, tem corte de Monastrell, Syrah e Merlot. Também fermentado em separado para cada variedade, mostra frutado exuberante, quase doce no nariz, algumas especiarias doces. Em boca frutado cozido como em compotas.

Pino Doncel Crianza, corte de Monastrell e Syrah, como a etiqueta reza, amadurece 12 meses em barricas francesas e americanas. Bastante frutado, especiarias mais para picantes, confirmando em boca o olfato.

Mudando para a etiqueta Castillo de Jumilla, que a Bodegas Bleda pode usar em virtude de ter o Castelo em suas terras e na DOP Jumilla, foram três vinhos degustados.

Castillo de Jumilla Blanco, corte de Sauvignon Blanc, Macabeo(também chamada Viúra) e Airén (a uva mais plantada na Espanha e terceira no mundo). Frutado cítrico, sutil herbáceo, fresco, confirmando em boca o olfato, bom para queijos de massa mole, frutos do mar e aves.

Castillo de Jumilla Rosado, varietal de Moanstrell e sempre uma ótima dica para as paellas - eu prefiro os rosados de Garnacha. Fresco, frutado, e com final de boca, para mim, com ligeiro amargor que em nada prejudica o vinho.

Castillo de Jumilla Monastrell -Tempranillo - ótimo vinho, com muita fruta, frescor e equilíbrio, confirmando em boca o olfato, o vinho é delicado e ao mesmo tempo marcante. Excelente pedida para harmonizações com carnes vermelhas, aves assadas, queijos de massa dura, embutidos. Também não ficou fora na harmonização com paella, pois o bacon e o frango davam sustentação, e o arroz a doçura desejável.

Para a degustação harmonizada com vinhos da bodegas Bleda, o restaurante Fuentes, tradicional e com 65 anos de vida, preparou um cardápio com os seguintes pratos:

Crédito: Divino Guia

Paella e vinho Castillo de Jumilla rosado


Tortilha de batatas como entrada, uma Paella Valenciana como prato principal e de sobremesa a Creme Catalana. Para a sobremesa a Wine Lovers serviu um espumante tipo Asti, ou Moscatel, da Bodegas Bocopa.



Wine Lovers
Bodegas Bleda
www.bodegasbleda.com.br
Fuentes Restaurante Español- Rua Dr. Melo Alves, 82
11-3062-6572


Álvaro Cézar Galvão (de São Paulo), o engenheiro que virou vinho, é autor do site Divino Guia


Mais...
ComentarTirar
Dúvida
Seguir
Por
E-Mail
Ver
Mais
Notícias
Ver
Produtos
e Livros

PUBLICAÇÃO DE 14 DE MAIO DE 2020


Ver mais notícias


Compartilhar

Tags  programão, degustação, divino guia, são paulo, sp, brasil, bodegas bleda, wine lovers, antonio bleda, restaurante fuentes


Pesquisar no Vinho&Cia

Seguir o Vinho&Cia nas redes sociais

    

  © ConVisão | Desde 1991