NOTÍCIA


Crédito: Divulgação

Faustino: Gran Reserva

O QUE BEBER - QUE VALE A PENA

O jazz da Rioja e o rock de Ribera del Duero


SÃO PAULO - POR REGIS GEHLEN OLIVEIRA - A gerente de exportações do grupo espanhol Faustino, Maria Eugenia Sampedro Fernández, sinalizou em São Paulo um conceito interessante sobre diferenças entre vinhos de diferentes regiões produtoras. Para ela os provenientes da famosa Rioja seriam como o jazz e os da não menos famosa, embora mais recente, Ribera del Duero trariam a sensação do rock. Concordamos plenamente.

A comprovação é fácil de perceber ao degustarmos alguns rótulos da própria Faustino, que completa 150 anos de vida. O Portia Prima La Encina 2016 Ribera del Duero é daqueles vinhos com bastante corpo, pegada ampla na boca e final intenso, adequado a pratos intensos ou a momentos em que se espera força. Um bom rock ao fundo é uma trilha sonora compatível para acompanhar.

Crédito: Divulgação

Faustino: Portia


O Faustino I Gran Reserva 2008 é próprio para uma sofisticada peça de jazz. Com o passar dos anos adquiriu seu ar de plenitude, com corpo médio, sutilezas de aromas e de final de boca, levando à sensação de um conjunto harmônico, complexo, sem provocar grandes impactos, para apreciar com calma, em ambiente de tranqulidade, captando as suas nuances. Pratos de pegada média, que exigem tintos, podem ser bons companheiros.

A escolha entre o jazz ou o rock, entre Rioja e Ribera del Duero, pode depender do momento e do clima. Da própria Faustino, você tem variadas opções, além dos dois bons exemplares anteriores, sob o comando do enólogo enólogo Don José María Moreda Moro. Provamos também um interessante Rioja Rosé de Garnacha, bem claro, quase branco, com acidez bem agradável. Outro rótulo que apreciamos foi o Faustino Icon Edition, também de Rioja, mais intenso do que o Gran Reserva.

Uma das características da Faustino é o retrato do pintor Rembrandt em alguns de seus rótulos, alguns deles estilizados, como no Gran Faustino 1955. Permaneceu na bodega por 60 anos.


Regis Gehlen Oliveira é editor do Vinho&Cia


Mais...
ComentarTirar
Dúvida
Seguir
Por
E-Mail
Ver
Mais
Notícias
Ver
Produtos
e Livros

PUBLICAÇÃO DE 19 DE DEZEMBRO DE 2019


Ver mais notícias


Compartilhar

Tags  o que beber, que vale a pena, vinho&cia, são paulo, sp, brasil, faustino: portia, faustino: gran reserva, regis gehlen oliveira, rioja, ribeira del duero


Pesquisar no Vinho&Cia

Seguir o Vinho&Cia nas redes sociais

    

  © ConVisão | Desde 1991