NOTÍCIA


Crédito: Divulgação

Pizza de Aliche

O QUE BEBER - QUE VALE A PENA

Auguri Speranza 60 Anni


SÃO PAULO - POR ÁLVARO CÉZAR GALVÃO - Auguri Speranza 60 Anni. Que venham mais 60 e outros 60, pois, qualidade e respeito aos clientes, marca da Speranza desde a fundação em 1958, foram mantidos nestas primeiras seis décadas e serão, com certeza, nas próximas seis e outras mais.

Já publiquei sobre a Speranza, na verdade, Cantina e Pizzaria Speranza, e tenho a sorte de privar da amizade da família Tarallo. Passei com eles as comemorações dos cinquenta anos, quando também foi lançado um vinho comemorativo. Até já perdi a conta de quantos prêmios presenciei a Speranza ganhar, então só me resta contar que a reunião que a Famiglia Tarallo organizou, na qual fui incluído como um dos convidados, é o motivo deste texto.

Quando as meninas da Eco de Informação, Debora e Norma, me avisaram do aniversário e do vinho, pensei: “Vou passar muito bem neste dia, e não deu outra”!
Novamente comi a minha pizza preferida saída dos fornos da Speranza, a de Aliche, e garanto que quem seguir meu conselho e for lá comer esta pizza, jamais esquecerá. Não que as outras e os quitutes saídos de sua cozinha não sejam tão bons, ao contrário. É que o aliche, que é a Anchova em conserva, mantida em azeite e sal, pode ser um filezinho danado de forte e salgado, que muitas das vezes predomina em todas as mãos inexperientes, coisa que não acontece na Speranza, garanto.

Crédito: Divulgação

Speranza 60Anni Benevento Aglianico IGP



O vinho comemorativo é o
Speranza 60 Anni Benevento Aglianico IGP. Estes primeiros são da safra 2017, mas como o vinho é muito bom, outras safras virão mais para frente. Vinho de cor bastante violácea, já equilibrado em acidez, ótima por sinal, e álcool comportado de 12%, que junto aos taninos, apesar de jovem o vinho, não atrapalham em nada, mas garante boa sobrevida a esta safra. Muitas especiarias surgem no olfato e em boca, um toque sutil floral também, e frutas, muitas delas negras e vermelhas, mais sobre maduras em minha análise, o que torna este vinho muito versátil para muitas harmonizações gastronômicas, seguindo a enorme variedade que a Speranza apresenta, e não estou falando só das pizzas.

Paola e Tito Tarallo me disseram que depois de várias rodadas de degustações com vinhos que seriam exclusivos da casa, este exemplar de Aglianico foi eleito sem objeções. Concordo que o vinho deverá ter muito boa aceitação na cantina.

Mas, não se deixem levar apenas pela minha preferência na pizza de aliche, pois, gosto também da premiada Margherita.
Agradeço a generosa amizade, e por mim, pela alegria dos convidados da ocasião festiva, e pelo conjunto da obra repito Auguri Spezanza, Auguri famiglia Tarallo. Que venham muitas seis décadas mais!

Cantina e Pizzaria Speranza
http://www.pizzaria.com.br/


Álvaro Cézar Galvão (de São Paulo), o engenheiro que virou vinho, é autor do site Divino Guia


Mais...
ComentarTirar
Dúvida
Seguir
Por
E-Mail
Ver
Mais
Notícias
Ver
Produtos
e Livros

PUBLICAÇÃO DE 6 DE NOVEMBRO DE 2018


Ver mais notícias


Compartilhar

Tags  o que beber, que vale a pena, divino guia, são paulo, sp, brasil, auguri speranza 60 anni


Pesquisar no Vinho&Cia

Seguir o Vinho&Cia nas redes sociais

    

  © ConVisão | Desde 1991