NOTÍCIA


Crédito: Divino Guia

Vinhos dos produtores Colchagua Singular

PARA CONHECER - VINÍCOLAS

Vinhos da Associação Colchagua Singular


CHILE - POR ÁLVARO CÉZAR GALVÃO - Os Vinhos da
Associação Colchagua Singular reúnem produtores vinhateiros deste vale do Chile que são definidos como pequenos, mas produtores únicos (de lugares únicos) com muita qualidade.

Fui convidado a conhecer alguns deles e seus vinhos. Estes, elaborados em pequenas produções, o que dificulta serem conhecidos fora do Colchagua e do Chile.

A Colchagua Singular é integrada por: Bodega Caven, Cultra Vinos, L’Entremetteuse, Viñedos El Huape, Lugarejo, Maturana Wines, Viña Nahuel, Nerkihue, La Pascuala, Travesía e Villalobos.

Na apresentação, o conhecido enólogo José Ignacio Maturana, proprietário e presidente da Maturana Wines, comentando sobre a associação, ressaltou sobre a necessidade de se incrementar as vendas dos vinhos dos associados, além de fomentar o turismo ligado aos vinhos.
Também informou que a produção dos associados da Colchagua Singular não devem ultrapassar 50 mil garrafas por ano, que as uvas utilizadas devem ser do Valle de Colchagua, e que a vinificação e engarrafamento também devem ser do mesmo Valle. Assim, Maturana ressaltou que se os pequenos produtores quiserem, simplifica o processo da exportação, compra de insumos e técnicas.

O aumento e exploração consciente do turismo, é questão fundamental para serem mais conhecidos e também para o progresso dos produtores, que deverá contar com uma Rota Singular e somar com as rotas e turismo já existentes nas vinícolas que exploram o setor.

Nesta rota, os próprios vinhateiros, sem intermediários, deverão receber os turistas e conversar sobre seus vinhos, modos de produção, vinhedos, cepas e demais assuntos, tornando o turista quase que protagonista.

Os vinhos degustados foram:

Chiflao - um vinho da cepa País safra 2017.

Semillon da Maturana Wines - que vinifica esta cepa 30% com suas peles, leveduras nativas.

Naranjo Torontel da Maturana Wines - muito bom este exemplar, também vinificado com as peles das uvas, e leveduras indígenas.

Crédito: Divino Guia

Negra Maturana Wines


Negra - cepa autóctone que está sendo recuperada e tradicionalmente era usada para os Pisco. Este vinho me agradou muito!

Maturana Wines - projeto pessoal de José Ignacio, desde 2011, com uvas de Marchigue com a bodega em San Fernando e interferindo minimamente na vinificação.

Viña Travessia - muito nova, nasceu em 2014 com produção total de não mais de 3300 garrafas em duas linhas. O que degustei foi o corte das uvas. Muito bom!

Villalobos Viñedo Silvestre Carignan 2016 - leveduras indígenas,18 meses em barricas francesas com mais de três usos. Muito bom também!

Lugarejo - este vinho apresentou um curioso olfato de farinha de trigo, 12 meses em barricas, e somente 820 garrafas.

Artesana La Pascula - um Carmere, cujo nome se remeta à bisavó dos proprietários.

Aprendiz - outro corte com uvas 40% Syrah; 40% Cabernet Sauvignon; 9% Cabernet Franc e o restante Petit Verdot.

Crédito: Divino Guia

Viña Nerkihue - Justo 2007 de Colchagua Singular


Viñedos Nerkihue - desta bodega, o vinho Justo 2007, um 85% Syrah e 15% Petit Verdot espetacular. Solos graníticos fazem deste vinho, mesmo com esta idade, ainda muito mineral. Para mim um exemplo vivo do que a associação Colchagua Singular quer mostrar.

Fanoa Family - com uma plantação de grande adensamento 12.500 plantas/ha.

Viña Nahuel - blend de 50% Cabernet Sauvignon, 30% Carmenere, 13% Malbec e 7% Syrah. O vinho do Puma, já que Nahuel é Puma em língua nativa, somente 1000 garrafas.

Bodega Caven – Em Marchigue faz seus vinhos passarem por barricas e depois um tempo em garrafa, o vinho provado é um corte de 75% Syrah e 25% Cabernet Sauvignon.

L’Entremetteuse - projeto coletivo de franceses, amantes do Chile, com a enóloga, que conheci na Las Niñas, a Laurence Real. Bom vinho, corte de 57% Syrah; 29% Cabernet Sauvignon; 9% Carmenere e 5% Cabernet Franc.

José Ignacio Maturana
jimaturana@puenteaustral.cl



Álvaro Cézar Galvão (de São Paulo), o engenheiro que virou vinho, é autor do site Divino Guia


Mais...
ComentarTirar
Dúvida
Seguir
Por
E-Mail
Ver
Mais
Notícias
Ver
Produtos
e Livros

PUBLICAÇÃO DE 20 DE SETEMBRO DE 2018


Ver mais notícias


Compartilhar

Tags  para conhecer, vinícolas, divino guia, chile, , chile


Pesquisar no Vinho&Cia

Seguir o Vinho&Cia nas redes sociais

    

  © ConVisão | Desde 1991