NOTÍCIA


Crédito: Álvaro Cézar Galvão

Terranoble

O QUE BEBER - QUE VALE A PENA

Destaques do Decanter Wine Day


BRASIL - POR ÁLVARO CÉZAR GALVÃO -
O Decanter Wine Day 2018 foi, como de praxe, um espetáculo para os amantes dos bons vinhos. Tinha para todos os gostos e bolsos.

Gosto de algumas vinícolas representadas pela Decanter porque nos trazem bons produtos, são constantes em seu catálogo (novidades ou não, safras novas ou não) e destaco algumas delas presentes no Decanter Wine Day 2018.

Da Villard Chilena, o fabuloso Pinot Noir Grand Vin 2012 estava soberbo, com notas de mineralidade, especiarias picantes, floral sutil e fruta madura.

Também da Villar, o Tanagra Syrah 2009, que nem parecia ser tão velho em garrafa, era corpulento, cheio de especiarias doces, chocolate e sutil grafite.

Da Terranoble, destaque para o Carignan Gran Reserva 2015 de vinhas com 80 anos de idade e que eu não conhecia. Apresentava fruta na medida, frescor absoluto em boca, taninos bem resolvidos e uma longa persistência. Vinho que agrada muito.

Marcelo Retamal, enólogo dos bons, estava representado com a De Martino e seus vinhos de experimentos e de secano, como o Vigno Carignan Old Vines 2015.

Crédito: Álvaro Cézar Galvão

De Martino



Projeto pessoal de Retamal, a Alcohuaz, trouxe 3 vinhos espetaculares cheio de mineralidade e tudo o que a altitude pode mostrar. Meu preferido, o RHU2011, nem parecia ser desta safra; potente, chio de corpo, taninos evidentes e bons, fruta negra.

Crédito: Álvaro Cézar Galvão

Alcohuaz



Um espumante francês que eu não conhecia e que agradou muito foi o Joseph Vallet Splendid Splendid Blanc e seu irmão Rose. Para meu gosto preferi o último, pois estava mais fresco em boca (apesar das cascas), floral e frutado sutil, ótima acidez e borbulhas persistentes.

Muitos brancos e tintos já conhecidos, outros nem tanto, mas outros dois vinhos me chamaram a atenção, já nos doces e fortificados. O Marsala Curatolo Arini Superiore Seco 5 Anni, com frutas secas, no nariz lembra Jerez, longo e untuoso, e também o sempre muito bom Moscatel Alhambre 2012, da José Maria da Fonseca, que para sobremesas é imbatível.

Neste ano o Decanter Wine Day foi em uma loja de autos da marca BMW.


Álvaro Cézar Galvão (de São Paulo), o engenheiro que virou vinho, é autor do site Divino Guia


Mais...
ComentarTirar
Dúvida
Seguir
Por
E-Mail
Ver
Mais
Notícias
Ver
Produtos
e Livros

PUBLICAÇÃO DE 5 DE JUNHO DE 2018


Ver mais notícias


Compartilhar

Tags  o que beber, que vale a pena, divino guia, brasil, br, brasil


Pesquisar no Vinho&Cia

Seguir o Vinho&Cia nas redes sociais

    

  © ConVisão | Desde 1991