NOTÍCIA


Crédito: Divulgação

Champagne Veuve Clicquot Extra Brut Extra Old

O QUE BEBER - QUE VALE A PENA

Champagne Veuve Clicquot Extra Brut Extra Old


FRANÇA - POR ÁLVARO CÉZAR GALVÃO - Champagne Veuve Clicquot Extra Brut Extra Old é o mais novo lançamento da Maison Veuve Clicquot, que impressiona pelo vigor apesar de levar no assemblage vinhos com até 30 anos de idade, garimpados nas caves da Maison Veuve Clicquot.

Dominique Demarville, o chef de Cave da Veuve Clicquot, queria fazer presente nos dias de hoje a história da Veuve Clicquot desde sua fundação em 1772, então, porque não criar um Champagne ultra Premium para que fosse marcada esta que é uma Maison conhecida mundialmente?

Nascia então o desejo de fazer o que seria mais tarde o Champagne Veuve Clicquot Extra Brut Extra Old, um cuvée de prestige com assemblage exclusivo dos vinhos de reserva da Maison.

O Champagne Veuve Clicquot Extra Brut Extra Old, seria nas palavras do Chef de Cave Demarville a verdadeira essência do Yellow Label, nascia o assemblage do Champagne ultra-Premium de dupla maturidade e dosagem de açúcar muito baixa, de inigualável pureza e intensidade.

Como a Maison Veuve Clicquot retém em suas caves em Reims enorme reserva de vinhos que identificam e fizeram a trajetória desta casa, foi lá que Dominique Demarville foi buscar seis anos dos principais vinhos de reserva da Veuve Clicquot, abrangendo mais de três décadas (1988 a 2010): “o Extra Brut Extra Old é a essência mais pura da Maison Veuve Clicquot, combinando os nossos valores-chave: savoir-faire, tradição e inovação” comentou ontem em nosso almoço o Chef de Cave Dominique Demarville.

Os vinhos de reserva que compõem o assemblage do Extra Brut Extra Old são primeiramente envelhecidos durante um mínimo de três anos nas lias-borras das leveduras- nos tonéis. Uma vez engarrafados, seus sabores e nuances se aprofundam graças a um período adicional de mais três anos de envelhecimento em garrafa.

Esta dupla maturação traz ao Veuve Clicquot Extra Brut Extra Old uma notável profundidade em suas nuances e notas. Hoje, a coleção de vinhos de reserva da Maison Veuve Clicquot é composta por mais de 400 vinhos, cobrindo 17 safras de diversos anos, com os mais antigos datando de 1988. Não é bárbaro isso?

Veuve Clicquot Extra Brut Extra Old é intenso e poderoso, equilibrando sua profundidade com uma pureza mineral fresca tradicionalmente associada à suavidade do Yellow Label. Sua personalidade o torna um Champagne muito adaptável, harmonizando bem com pratos leves e delicados, e também com culinária mais rica em sabor.

Até o final de Junho este Champagne notável, o Veuve Clicquot Extra Brut Extra Old, deverá chegar ao nosso mercado, comentou Sérgio Desege diretor geral da marca, que muito feliz comemorava junto ao Chef de Cave o sucesso de vendas da Veuve Clicquot no Brasil.

Os vinhos do assemblage são Cramant 1988, Aube 1996,Verzy 2006, Villers Marmery 2008, Ay 2009 e Ville-Domange 2010 com de 50% a 55% Pinot Noir, 28% a 33% de Chardonnay e o restante de Pinot Meunier. Contém 3 g/l de açúcar, com untuosidade rica e elegância entre floral e fruta. Exala mineralidade.

Até o próximo brinde!


Álvaro Cézar Galvão (de São Paulo), o engenheiro que virou vinho, é autor do site Divino Guia


Mais...
ComentarTirar
Dúvida
Seguir
Por
E-Mail
Ver
Mais
Notícias
Ver
Produtos
e Livros

PUBLICAÇÃO DE 21 DE MAIO DE 2018


Ver mais notícias


Compartilhar

Tags  o que beber, que vale a pena, maison veuve clicquot, frança, , frança


Pesquisar no Vinho&Cia

Seguir o Vinho&Cia nas redes sociais

    

  © ConVisão | Desde 1991