NOTÍCIA


Crédito: Katiuska Sales

Barão Phillipe de Nicolay Rothschild

PARA ENTENDER - RAPIDINHO

Phillipe de Nicolay Rothschild: Um barão francês em São Paulo


SÃO PAULO - POR GLAUCIA BALBACHAN - Em entrevista para o site Empratado, o Barão Phillipe de Nicolay Rothchild fala de sua marca, do consumo de vinho no Brasil e de seu clube de vinho em São Paulo.
Falar da marca Barons Rothschild Lafite, trata-se de um dos nomes mais reputados da região de Bordeaux, na França. O produtor que traz a marca bordaleza é sinônimo de tradição e expertise no velho mundo. Quando se fala nos vinhos com o símbolo das 5 flechas dos Barões Rothschild sempre se gera grande expectativa – um consenso único, que resulta em classe, elegância, royalty e agora acessibilidade no Brasil.
Philippe de Nicolay chegou a São Paulo há 8 anos, idealizou o Magnum Club com a intenção de trazer bons vinhos da França, Itália, Chile, Argentina, rótulos premiados e, vinhos da marca dos Rothschild Lafite.

Site Empratado: O que é vinho para o senhor?

Phillipe de Nicolay: Vinho para mim é 100% prazer. Minha família na França tem mais de um centenário de tradição e envolvimento no trabalho na produção de vinhos. O vinho faz parte da minha vida. Minha primeira taça foi na adolescência.

Site Empratado: Qual é a característica mais importante dos vinhos Barons de Rothschild Lafite?

Phillipe de Nicolay: É a forte tradição do cultivo das uvas e o modo de vinificação, que a família realiza há anos. Há muito amor e cuidado em fazer os vinhos clássicos.

Site Empratado: Acha que o futuro do vinho é torná-lo natural, orgânico e biodinâmico?

Phillipe de Nicolay: Nossos vinhos são bio, só não está especificado nos rótulos. É necessário cuidar do meio ambiente para que a natureza nos dê boas uvas.

Site Empratado: O senhor trouxe um Chateau d’ Aussières safra 2013 para degustação. Porque escolheu esse rótulo?

Phillipe de Nicolay: Por que você não conhece ainda. É uma nova vinícola que compramos com a denominação de origem em Corbières. É um blend de Grenache, Syrah, Monvedre e Carignam.

Site Empratado: Acha que os brasileiros estão consumindo mais vinhos?

Phillipe de Nicolay: Acho que está melhorando sim, mas espero que melhore ainda mais. Nesses oito anos de São Paulo, vi que até a gastronomia melhorou e espero também que continue avançando.

Site Empratado: O senhor desenvolveu um clube de vinhos em SP, fale um pouco sobre esse trabalho.

Phillipe de Nicolay: Sim, se chama Magnun Club. É um clube de vinho que fiz do jeito que eu gostaria de participar. Há muito respeito com o cliente. Não há imposições há sugestões, mas o paladar é do cliente. Há um leque de possibilidades e valores de rótulos simples aos mais importantes. Dependendo da faixa de valor que o cliente escolher para pagar por mês ele terá de 50% até 75% do portfólio de vinhos disponível no club.

Site Empratado: Se tivesse um vinho para você tomar para o resto de sua vida, qual seria?

Phillipe de Nicolay: Essa pergunta é muito difícil, mas eu deveria dizer Lafite, mas como o paladar vai se modificando com o tempo acho que escolheria Château de Livangiere até o resto da minha vida. Gosto dos grandes Bordeaux, mas também gosto dos grandes Borgonha.

Durante a entrevista provamos o Champagne Blanc de Blanc Barons de Rothschild. Com perlages pequenas e rápidas, as adoráveis borbulhas trazem frescor, notas cítricas de grapefruit e tangerina e notas de panificação. No paladar tem cremosidade com acidez saborosa e final marcante e longo. (Para sócios o valor é especial no club).

Em seguida com uma hora de decanter, o Barão francês nos apresentou o tinto Château D’ Aussières 2013 – novidade no mercado brasileiro, que já é atraente nos aromas de frutas vermelhas e negras. Il est vif (Ele é vivo e dominado) - fizemos esse comentário sobre seu vinho. É fácil de gostar e de beber. É um assemblage de Grenache, Syrah, Monvèdre e Carignan, que resultou em equilíbrio, sutileza e persistência no paladar. Os taninos são macios e o vinho deixa um sabor final de amora na boca. Sem erro! (Valores especiais para sócios do club).

Crédito: Katiuska Sales

Château D’ Aussières 2013



Magnum Club
www.magnumclub.com.br


Glaucia Balbachan (de São Paulo) é jornalista, autora do site empratado.com.br


Mais...
ComentarTirar
Dúvida
Seguir
Por
E-Mail
Ver
Mais
Notícias
Ver
Produtos
e Livros

PUBLICAÇÃO DE 8 DE MAIO DE 2018


Ver mais notícias


Compartilhar

Tags  para entender, rapidinho, empratado, são paulo, sp, brasil


Pesquisar no Vinho&Cia

Seguir o Vinho&Cia nas redes sociais

    

  © ConVisão | Desde 1991