NOTÍCIA


Crédito: Pixabay

Os vinhos eram da Toscana, trazidos por gente que entende de vinho...

O QUE BEBER - QUE VALE A PENA

Alguém bebe rótulo?


ITÁLIA - POR BRENO RAIGORODSKY -
Ihhh, nem dá pra ver que vinho é: o rótulo está todo arrebentado!

Estava mesmo. Não é minha culpa que faltou luz várias vezes no mesmo fim de semana, e a adega ficou sem controle de umidade, bem quando eu estava no Rio Grande do Sul a trabalho. Nem foi culpa da minha mulher, nem minhas filhas, que até costumam roubar uma garrafa ou outra. Nem das minhas gatas, que não mexem nas garrafas, porque não bebem por profissão de raça (são siamesas, não bebem álcool em geral). Mesmo assim, decidi levar aquela garrafa, sem sequer contar que vinho se escondia atrás daquele rótulo todo afufinhado, depois de ter sido lavado por uma umidade indesejada.

A turma era da pesada. Os vinhos eram da Toscana, trazidos por gente que entende de vinho. Rótulos bonitos e conhecidos, até um exemplar de Tignanello – o vinho que fez os 200 DOC da região espumarem de raiva, porque, sempre é bom lembrar, o Tignanello, produto inédito da tradicional vinícola Antinori, merecedora todos os anos desde 1933 da Denominação de Origem Chianti, que, por ser um Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Sangiovese, foi rebaixado para a categoria mínima de Vino di Tavola (vinho de mesa). Tinha até um Sant’Antimo, o menos conhecido e considerado dos vinhos de Montalcino.

A verdade foi além dos rótulos.
A rolha está boa.
A cor denota que o vinho ainda está bem vivo, um pouco clarinho demais, é verdade, para ser um Sangiovese da gema
Veja como ele está maduro, jamais tomei um toscano tão naturalmente evoluído, sem micro-oxigenação, sem malolática induzida etc.
O vinho é bom, alguém finalmente vaticinou.
Só então tiro uma raquítica ficha técnica do bolso
– Brunello di Montalcino 1999, Giunti. É disso que se trata.


Breno Raigorodsky (de São Paulo) é bacharel em filosofia, publicitário, juiz internacional de vinho e winecoach (www.winecoachbr.com)


Mais...
ComentarTirar
Dúvida
Seguir
Por
E-Mail
Ver
Mais
Notícias
Ver
Produtos
e Livros

PUBLICAÇÃO DE 29 DE MARÇO DE 2018


Ver mais notícias


Compartilhar

Tags  o que beber, que vale a pena, breno raigorodsky, itália, , itália


Pesquisar no Vinho&Cia

Seguir o Vinho&Cia nas redes sociais

    

  © ConVisão | Desde 1991