NOTÍCIA


Crédito: Mastrojanni

A cantina Mastrojanni conta com um luxuoso Relais

PARA CONHECER - VINÍCOLAS

Conhecendo a Cantina Mastrojanni, hoje pertencente ao grupo do café Illy


ITÁLIA - POR GILVAN PASSOS - A Cantina MastroJanni (sem qualquer relação com o ator italiano Marcello Mastroianni) herda seu nome do advogado MastroJanni, por quem foi fundada em 1975, sendo adquirida pelo grupo Illy (do Café Illy) em 2008. A filosofia da Cantina desde o princípio foi "o vinho se faz na vinha", frase que busca exaltar as características da zona de Castelnuovo dell’Abate (Podere Loreto e San Pio), local onde se encontra.

A cantina conta com um luxuoso Relais para receber hóspedes que sonham em conciliar uma imersão nos vinhedos Mastrojanni, desfrutando do conforto de um pequeno hotel no coração de Montalcino.


Os solos sobre os quais florescem as suas vinhas são de características variadas, com presença de argila de vários tipos, e as técnicas vitícolas mudam no sentido de expor as vinhas a melhor maturação e sanidade, tirando todo proveito possível do clima e sua variações. A cantina conta com área total de 100 hectares, com destino à produção de Brunello di Montalcino de apenas 14,5 ha, que resultam em produção média anual de 55 mil garrafas. A área de vinhedos destinada a Rosso de Montalcino é de 4,35 ha, com média anual de 34 mil garrafas. Os vinhedos para a produção do “Botrys” Moscadello di Montalcino (seu vinho doce de sobremesa) ocupam apenas 0,8 ha, área que rende
una piccola quantità di 2.100 garrafas deste delicioso vinho botrytizado. E, por fim, para a produção do vinho IGT (Supertoscano San Pio) são destinados 4,6 ha de vinhas, resultando na produção de 7 mil garrafas. Trata-se, pois, de uma cantina de pequeno porte, mas com grandeza de qualidade.


Os Segredos dos Vinhos Mastrojanni

Os vinhos Mastrojanni apresentam ao mesmo tempo estrutura, complexidade e sofisticação, um feito nada fácil e só alcançado por produtores empenhados com a excelência e comprometidos em manter o terroir de Montalcino entre os melhores para a produção de vinhos no mundo. O Rosso di Montalcino da casa matura por 6 a 7 meses em botte (grandes barris) de carvalho Allier de 54 hectolitros, seguidos de mais 3 meses em garrafa. O seu Brunello di Montalcino afina em botte de 16, 33 e 54 hl por 36 meses, seguidos de 6 meses em garrafa. Já o Brunello di Montalcino Riserva “Vigna
Loreto” é vinificado em tanques de concreto e de madeira, com maturação por 36 meses em botte de 16, 25 e 32 hl, seguido de afinamento em garrafa por 6 a 8 meses, com uma produção de 4.800 garrafas. O Brunello di Montalcino “Vigna Schiena d’Asino”, Cru Classé da Cantina, é vinificado em botte de 16 e 25 hl de carvalho Allier por 36 meses, seguido de afinamento em garrafa por mais 12 meses, para uma produção de apenas 3.500 garrafas. O seu Supertoscano “San Pio”, blend de 20% de Sangiovese e 80% de Cabernet Sauvignon, estagia por 18 meses em tonneau de carvalho francês e barricas de pequenas dimensões, com mais 6 meses em garrafa, e por fim o Botrys, elaborado com Moscato, Malvasia di Candia e Sauvignon Blanc, matura por 24 meses em botte e afina por 12 meses em garrafa, para uma produção média anual de apenas 2.100 unidades de 375 ml, e é um vinho para apreciar de joelhos. Os vinhos são uma obra de arte do enólogo Andrea Machetti.


Impressões

Minha visita à cantina foi junto com os amigos da SAV (Sociedade de Amigos do Vinho), e fomos recebidos pelo atencioso Alvise Purpura, que, depois de um breve passeio explicativo pela cantina, levou-nos à sala de prova para degustação dos vinhos. Difícil, como sempre, eleger apenas um vinho para comentar. Além do Bortys 2007, com sugestões de mel, geléia de frutas amarelas e casca de laranjas, o San Pio 2013 me impressionou muito, mais, inclusive, do que o Brunello e do que o Vigna Loreto, que ainda estavam muito jovens e necessitavam de um bom tempo de decantação para aflorarem seus mais intrínsecos valores.


Gilvan Passos (de Natal) é consultor e autor do livro Despertar para o Vinho


Mais...
ComentarTirar
Dúvida
Seguir
Por
E-Mail
Ver
Mais
Notícias
Ver
Produtos
e Livros

PUBLICAÇÃO DE 27 DE FEVEREIRO DE 2018


Ver mais notícias


Compartilhar

Tags  para conhecer, vinícolas, de los passos, itália, , itália


Pesquisar no Vinho&Cia

Seguir o Vinho&Cia nas redes sociais

    

  © ConVisão | Desde 1991