NOTÍCIA


Crédito: Site Empratado

Quinta de Maipo

PARA CONHECER - VINÍCOLAS

Conhecendo a Quinta de Maipo e a Maycas del Limarí


CHILE - POR GLAUCIA BALBACHAN - Um grupo de vinícolas formou-se no ano de 2010, como parte da marca Concha y Toro. Conhecendo parte deste grupo, estivemos na Quinta De Maipo (Viña Maipo) e provamos também alguns rótulos da vinícola Maycas del Limari.

Logo que chegamos à Viña Maipo fomos levados para o Cerro Lonquén – a parte mais alta de todo o terreno do local. A vista é inebriante. De cima se vê a
terraza superior, com o solo provido de material vulcânico, argila e umidade – características ideais para a variedade Syrah. Em seguida se avista a terraza inferior, de origem aluvial, com solo composto por areia, pedras e muita drenagem, bom para o cultivo de Cabernet Sauvignon, garantindo taninos suaves ao vinho. A tranquilidade do Rio Maipo fecha a vista pacífica da Viña.

Localizada a 45km de Santiago, a vinícola está a 80km do Oceano Pacifico e a 80km da Cordilheiras dos Andes, tendo aproximadamente 160 hectares. Suas variedades plantadas são muitas, como Carménère, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Chardonnay, Viogner e Syrah.

Em funcionamento desde 1948, era uma viña tradicional e particular. Cerca de 20 anos depois da sua fundação a Concha y Toro se apropriou do seu melhor vinhedo e trouxe aumento da gama dos vinhos. Logo formou algumas linhas e categorias.

Atualmente a cepa mais emblemática da Viña Maipo é a Syrah, e o responsável por focar a variedade é o enólogo-chefe Max Weinlaub, que colocou porcentagem de Syrah em praticamente todos os vinhos. Os seus significativos rótulos Maipo Protegido são servidos na primeira classe dos aviões internacionais.

Crédito: Site Empratado

Prova de vinhos na Quinta de Maipo



SELEÇÃO DE VINHOS

Em degustação especial provamos as linhas Vitral, Maycas Del Limarí e Viña Maipo.

Vitral Sauvignon Blanc 2016 - O vinho é uma delícia. Com cepas cultivadas em Aconcagua, Vale Central e Vale de Coquimbo, é um vinho fresco, com ótima acidez e frutas cítricas como maçã verde, limão, maracujá e notas minerais. Na boca tem ainda mais refrescância, fruta cítrica fresca, acidez equilibrada, que dá vontade de tomar mais uma taça. Teor alcoólico: 13%.

Maycas Del Limarí Quebrada Seca Chardonnay 2015 - Da vinícola boutique, que produz apenas vinhos Premium, a marca Maycas Del Limarí traz características que determinam três elementos importantes definidores do resultado de seu trabalho: influência marítima, neblinas que protegem as parreiras de alta claridade e solos minerais com coloração azul, cujo mesmo tom aparece nos seus rótulos. As suas cepas 100% Chardonnay provêm do Valle del Limarí. O vinho tem passagem de 12 meses em barrica de carvalho francês. No nariz traz baunilha, caramelo, frutas amarelas, como pêssego e pera, além de maçã vermelha, e muita acidez e frescor. Na boca é bem saboroso, com corpo estruturado, delicadeza e persistência final. Teor alcoólico: 14%.

Maycas Del Limarí San Julián – Pinot Noir safra 2014 - Nos aromas, muitas frutas negras, como amora e mirtilo, e nota floral de violeta. No paladar é fresco, elegante e delicado. Traz taninos macios e final marcante. Teor alcoólico: 14%.

Viña Maipo Vitral Cabernet Sauvignon 2015 - No nariz é fresco e super frutado, com morangos e framboesas. Na boca é simples, agradável no paladar e redondo. Teor alcoólico: 13,5%.

Viña Maipo Gran Devoción 2013 - É um blend de Carménére e Syrah, que teve passagem por carvalho francês por 14 meses. O vinho é uma delícia, impressionou. É bem complexo, com aromas de frutas vermelhas, especiarias como pimenta preta e notas florais. Na boca tem frescor, elegância, sabor e com taninos macios. O final é picante e persistente. Sem erro! Teor alcoólico: 14,5%.

Maipo Limited Edition Syrah 2012 - O vinho é impressionantemente bom. Faz jus a fama que tem, por conta da cepa ícone da vinícola, presente 100%. É complexo nos aromas, com frutas mais maduras em compota, cacau, tostados e chocolate. No paladar tem equilíbrio, persistência, taninos aveludados, frescor, boa acidez e final longo. Ótimo trabalho. Teor alcoólico: 14,5%.

Crédito: Site Empratado

Solos de coloração azul da Maycas del Limarí


Glaucia Balbachan (de São Paulo) é jornalista, autora do site empratado.com.br


Mais...
ComentarTirar
Dúvida
Seguir
Por
E-Mail
Ver
Mais
Notícias
Ver
Produtos
e Livros

PUBLICAÇÃO DE 28 DE DEZEMBRO DE 2017


Ver mais notícias


Compartilhar

Tags  para conhecer, vinícolas, vct (concha y toro), chile, , chile


Pesquisar no Vinho&Cia

Seguir o Vinho&Cia nas redes sociais

    

  © ConVisão | Desde 1991